sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Minhocário - Muito mais que compostagem.

Muita gente simplesmente não dá valor nenhum para a criação de minhocas, outras só valorizam a compostagem sem enxergar todo o potencial deste simples recurso.



É absolutamente simples manter e construir um minhocário, basta uma caixa escura com furos para a saída de chorume e material orgânico, você pode apanhar as minhocas na natureza ou comprá-las de criadores.
Notou que eu disse comprar? Isso mesmo! Muitas Pet Shop vendem minhocas e não são baratas como parece, você compra por litro, lata ou por Kg. Hoje, um quilo de minhocas é vendido por até R$120 dependendo da raça e da região, uma lata do tamanho de uma caneca de minhocas ordinárias (vira latas) pra isca  R$10 perto do pesqueiro, ou seja o preço de um pacote de arroz.


 O sobrevivencialista que tem foco em autossuficiência sabe o valor de um solo rico em nutrientes e o Húmus de minhoca é um dos melhores recursos disponíveis para turbinar suas plantas e não importa e você tem uma fazenda ou uma quitinete de 30 m2, há sempre um minhocário na medida exata para o seu espaço.


Considerando que, toda matéria orgânica que se decompõe no seu lixo doméstico pode servir de alimento para minhocas, a criação, além dos benefícios óbvios tem um reflexo secundário que é o tratamento doméstico de resíduos, ajudando o meio ambiente.

Partindo aos extremos da sobrevivência humana,  a minhoca é uma iguaria com 10 vezes mais proteína por grama que a carne de vaca, assim como outros vermes e insetos, em muitos locais do mundo a criação doméstica tem este destino, inclusive existem muitos estudos sobre as propriedades medicinais da minhocas.



Aqui sempre usamos pequenas composteiras de buraco em vários pontos do quintal, funcionou bem mas com o crescimento das plantas e dos animais ficavam cheios muito rápido, percebemos que era hora de um minhocário/composteira maior e estamos trabalhando em um canteiro cimentado de 2,5 x1m, se tudo correr bem podemos até nos arriscar a vender algumas daqui um tempo e dar um reforço nas preparações.


Bom , por hoje é isso, considere com carinho uma pequena criação, para turbinar suas plantas ou conseguir um punhado de iscas de pescaria.

Abraços e de aquela força compartilhando, valeu!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Translate