quinta-feira, 26 de junho de 2014

Saiba mais - Curso de sobrevivencialismo em ambiente outdoor

Enfim chegamos ao nosso primeiro curso de práticas sobrevivencialistas e muita gente está se perguntando o que vai acontecer por lá, óbvio que eu e os demais instrutores vamos guardar umas surpresinhas na manga, mas nesta postagem você vai conhecer o conceito do curso e algumas de suas oficinas.




Vamos de cara começar falando da metodologia de ensino.
Acreditamos que os inscritos NÃO precisam "sofrer para aprender", e que um curso deste tipo não tem de ser uma prova de resistência física, haverá trabalho, e muito trabalho, afinal todos estarão acampados e existe a rotina de campo. "Aprender fazendo" esta é a regra máxima.Não espere jornadas infinitas, privação de sono e fome, ao contrário, queremos todos muito bem, alertas e alimentados para que possam assimilar o máximo possível das oficinas, além disso cada detalhe foi pensado para equalizar o aprendizado, neste curso homens e mulheres e jovens jogam em pé de igualdade e desempenham tarefas absolutamente iguais. Cada um dos inscritos viverá na prática todas as rotinas, e as oficinas estão deliberadamente "fundidas" neste contexto, por exemplo, as oficinas de fogo acontecerão nas horas em que o fogo se faz necessário no campo, o mesmo ocorre com abrigo, alimentos e etc...

Local

O local é um show a parte para sobrevivencialistas, uma unidade de permacultura com diversos pontos de interesse, construções feitas em adobe e hiperadobe, hortas orgânicas, roda d´agua,  lago, nascentes, muita mata preservada. O sitio conta ainda com vestiários masculino e feminino, segurança e uma área de camping confortável, estacionamento e acesso a energia elétrica.

Conteúdo

Sobrevivencialistas e preparadores são pessoas preocupadas em proteger a si e aos seus em situações de crise, para tanto tomam cuidados básicos, como armazenar alimentos, melhorar a proteção doméstica e principalmente aprimorar suas habilidades para o caso de terem de deixar suas bases seguras usando uma mochila de evasão (BOB), e este é o carro chefe de nosso curso, habilitar o inscrito a fazer uso deste recurso com a máxima eficiência e assim obter um desempenho superior em cenários de crise. Logo, este não é um curso de "sobrevivência na selva" já que o operador vai adentrar ambiente natural totalmente equipado e com a meta de manter-se por lá o máximo de tempo possível preservando se de cenários potencialmente perigosos.


O objeto do curso é o preparo prévio, com meios e ferramentas capazes de gerar o máximo em autossuficiência, confortabilidade e tempo de permanência em ambiente natural. O aluno será convidado a aprender como pensar de forma sobrevivencialista, conhecerá na prática todos os trâmites de campo e as estratégias que habilitarão seus estudos futuros, para que possa assim adequar seu equipamento e prática a suas habilidades e níveis de tolerância. Nossa meta não é só ensinar o básico de rotinas de campo, mas sim "ensinar a pescar" e formar sobrevivencialistas plenos.
Queremos habilitar o aluno a vivência de campo sob o prisma sobrevivencialista, gerando competência em atividades ao ar livre, além de formar acampadores competentes, o inscrito entenderá o que é preciso para formular e preparar previamente um local para servir de base externa em momentos de crise.

Rotinas

Abrigo- Neste módulo o inscrito vai ter acesso prático a diversos tipos de abrigos comerciais que compõe uma mochila de fuga, além de conhecer os conceitos para um abrigo improvisado, critérios como escolha do local e segurança do campo também estão relacionados.
Fogo e agua - Além das oficinas, o inscrito viverá na pratica as rotinas de utilização destes preciosos recursos, neste módulo serão abordados meios modernos, tripla redundância, tipos e as diferentes formas de utilização dos recursos.

Navegação - Oficina que ajudará o sobrevivencialista a traçar seu plano de fuga, oferecendo o básico de interpretação de mapas e orientação por bússola moderna.
Alimentação - Em um cenário de crise, o alimento passa a ser um dos bens mais valiosos e talvez o mais difícil de se obter com abundância suficiente. Uma ênfase especial mostrará como montar, gerenciar, obter e preparar diversos tipos de alimentos e preparações especiais para mochilas de fuga.

Módulos especiais

O curso contará com especialistas plenos e capacitados em cada um de seus tópicos.
A oficina de montagem de kits de sobrevivência por exemplo, será ministrada pelo Instrutor Paulo Cinti, um especialista no assunto, cuteleiro e com anos de experiência no tema "sobrevivência" e diversos certificados de habilitação por todo país.

O módulo de montagem e operação de BOB será ministrado por este que vos escreve, para quem não me conhece, sou editor do Guia do sobrevivente, formado em administração, hotelaria e especialista em Alimentos e Bebidas, sou escoteiro com mais de 20 anos de experiência, consultor na escola EXPLORER.
O módulo de primeiros socorros será ministrado pelo Dr. Wagner, que é um dos mais renomados socorristas da região e responsável pela formação de muitos outros, e nos dará a honra de um módulo especial, oferecendo este conhecimento tão valioso.
 Oficinas complementares de cutelaria e ferramental, arquearia, iluminação e recursos energéticos, nós , amarras e pioneiras estão completamente inseridas no contexto prático do curso.
Não obstante, teremos a assessoria e supervisão de campo de um dos mais competentes instrutores de Sobrevivência e Bushcraft do país, Sr Giuliano Toniolo, cuja trajetória impecável é notória e conhecida.

 Materiais

O inscrito precisa dispor de equipamento básico de camping, barraca ou rede, agasalho, um bom calçado, prato e talheres, higiene pessoal etc, uma lista será enviada após a inscrição.
A escola EXPLORER dispõe de todo o equipamento necessário e específico para o curso em cada um de seus módulos, porém conhecendo nosso publico, permitiremos o uso de equipamentos pessoais, afinal esta é uma boa oportunidade de colocar a prova suas preparações da BOB. 
É vetado todo e qualquer tipo de armamento, letal ou não letal, punhais e adagas, carabina de pressão, réplicas, simulacros ou airsoft, a instrução de introdução a arquearia se dará com recursos esportivos, utilizando pontas redondas em ambiente e alvos seguros.

Contato

Você pode comprar o curso em até 18 vezes pelo pag seguro ou diretamente com os organizadores Batata, que sou eu, ou Paulo Cinti, o endereço de  email para obter maiores informações está AQUI e o link para o pagseguro : www.guiadosobrevivente.com.br/curso.

Espero ver todos vocês por lá e que compartilhemos ótimos momentos de estudo e aprendizado mútuo com um belo assado na fogueira.

Abraços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Translate