sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Nyx - Faca tática de sobrevivência


A NYX é uma faca tática de sobrevivência, um belo projeto criado em parceria com o Guia e a cutelaria Colldrix.  Legal, mas que diabos é uma faca tática de sobrevivência? Nesta matéria, apresentaremos a NYX e explicaremos um pouco deste conceito.

Quando começamos a falar sobre a NYX, este projeto antigo veio a tona.
O Chassi é de uma Tracker, originalmente desenhada pelo mestre em sobrevivência Tom Brown Jr, e depois utilizada no Filme hollywoodiano CAÇADO.
O projeto original prevê uma lamina de combate para ambientes selvagens. Creio ser esta a melhor definição para esta faca, e que a caracteriza como Tática de sobrevivência, a lamina tende a atender todos os quesitos de uma faca de sobrevivência na selva e também é customizada para combate ou envolvimento hostil em ambientes desolados. A NYX é uma arma,  robusta mais que o suficiente para atuar como ferramenta de sobrevivência.





Do projeto original, pouco sobrou, além da óbvia referencia em design, a Tracker é uma faca reta, com serra no dorso, cabo afunilado, já a NYX tem sua espiga curvada, dorso liso com uma polegada de contrafio escandinavo no lugar da pequena serra, um raspador e um pomo foram adicionados bem como uma serrilha pra fibras.

Quando idealizei o projeto, fiz questão de manter um foco bem específico, fugir um pouco do clássico conceito e pensar mais em sobrevivencialistas, isso explica boa parte desta concepção. Vamos esmiuçar isso? É um clássico dos canais de sobrevivência o Batoning, que nada mais é do que pegar um porrete e com ele forçar a lamina. Muito usado para rachar troncos. Esta é uma prática que ao meu ver se torna totalmente redundante com a NYX, já que seu design é de um pequeno machado, encurvada, seus golpes são potentes e concentrados em peso, fazendo assim o serviço que outras facas fazem com o batoning.  Esta cabeça de machado também permite danos atrozes a um agressor, basta golpear, não obstante, a ampla curvatura favorece a limpeza de caça, exatamente como uma skinner atuaria.

Outra grande mudança foi no fio da faca, que não dispõe do rebaixo entrecortes da Tracker que forma um pequeno degrau, notório e famoso por se enroscar na bainha. A NYX possui fio uniforme, fluído e curvado côncavo e convexo, emprestando-lhe todo o potencial de corte de uma pequena Kukri.
A ponta da faca recebeu especial atenção, formando um spearpoint extremamente brutal, união da lâmina convexa com o contrafio, com afiação escandinava. A união destes dois fatores somados a espessura de 6 mm da faca e ao seu peso, garantem um efeito brutal em estocadas numa situação de combate, ainda neste quesito, toda a faca possui ângulos de saída/ contenção para impedir e dificultar que se enrosque no alvo.
O pomo "quebra crânio" favorece os movimentos, permitindo golpes de retorno ou "volta" onde um ângulo bruto faz toda diferença, além disso é expandido, mantendo assim sua função de martelo improvisado.


Mas a característica mais marcante da Faca NYX não está em seu corpo de aço inox 440, e sim em um acessório na bainha. Foi idealizado uma capa para lâmina, que permite que só a ponta da faca fique exposta. Essa peça anti corte, permite o usuário segurar a NYX pela Lâmina, tornando a bruta faca habilitada a pequenos trabalhos que exijam mais precisão. Neste formato a faca permite a escolha de dois tipos de perfil de corte, o clássico e resistente convexo de sua cabeça curvada ou o reto escandinavo, com seu corte brutal e preciso.


Uma outra característica da bainha é seu formato de uso, pode ser usada da forma clássica, na cintura, na posição vertical e horizontal e também pode ser presa na perna, estilo "robocop" liberando espaço na cintura do usuário e deixando o cabo exatamente na altura das mãos, viabilizando o saque com o braço reto.
Todas as facas Nyx saem das mãos do artesão com acabamento "brute de forje" não o clássico martelado, mas riscado/irregular, isso é um lembrete ao usuário que a NYX não é uma peça de decoração e sim uma ferramenta para uso extremo, para ser batida e torcida sem dó, o mercado já tem muitas facas polidas e afrescalhadas para colecionadores, precisava de uma para o apocalipse. Vejam o vídeo:



Esta é a concepção da NYX, que foi primorosamente confeccionada pela cutelaria Colldrix.

Abraços, amigos sobrevivencialistas, a NYX já está disponível para encomendas AQUI NA COLLDRIX.

NYX, num apocalipse bem perto de você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Translate