segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Permacultura Urbana - Já colhendo resultados.

Como cultivar frutas e verduras em casa pode trazer benefícios para sua vida? A resposta é bem simples: Permacultura urbana. Além dos benefícios óbvios de criar e plantar, é um grande passo para a autossuficiência, mas se esta não for sua meta, acredite, você vai economizar uma boa grana no mercado
.
Quando eu nomeio minha prática como "permacultura urbana" na verdade só estou aplicando um enfeite bonito, mas não faço nada além de trazer tecnicas usadas no campo, adaptadas em escala e materiais para a cidade, e tenho obtido ótimos resultados, principalmente financeiros.

Não dá para vender nada, veja bem, tudo está no inicio mesmo, mas já é possível economizar bastante deixando de comprar alguns itens no mercado.

Certa vez escrevi que o sobrevivencialismo é uma grande colcha de retalhos, adaptada sob medida para cobrir os pés dos adeptos. Isso significa se dedicar a inúmeras disciplinas, muitas vezes totalmente diversas, em maior ou menor escala, como medicina, agronomia e engenharia. Certamente o sobrevivencialista vai ter sua especialidade, seja por vocação ou profissão, mas via de regra, é um faz tudo. Sobrevivencialistas são plenos consumidores de manuais e tutoriais diversos, e isso não é diferente na hora de plantar e criar.

Não se pode negar o fato que a agricultura é uma fonte de renda, e isso não começou ontem, produtos da terra vem sendo comercializados e trocados desde que o homem criou assentamentos sociais. Mas a maioria das pessoas parece ter se esquecido desta enorme vantagem, e hoje em dia existem pessoas que simplesmente desconfiam até, acreditem, de feiras livres, sabe aquelas de rua? preferindo comprar frutas e verduras diretamente nos mercados.

Não é minha intenção debater os rumos da sociedade moderna e seus esforços para tornar pessoas dependentes do sistema, talvez você não perceba, mas aquele supermercado legal vai tentar de tudo, o tempo todo, para fidelizar seu publico, isso inclui mostrar nas entrelinhas, que o alface está ali, é bom e barato. Isso não é verdade, o alface que VOCÊ planta é bom e muito, mas muito mais barato.

Desde que iniciei meu projeto, gastei em média 800 reais na construção de canteiros e compra de livros, mudas e insumos. O resultado está ficando muito bacana:

- Não houve acréscimo na minha conta de agua, mesmo com o sistema de captação não estando 100 %, consigo regar as plantas e ainda sobra, a chuva tem ajudado.

- São 22 árvores frutíferas plantadas : Noz macadâmia, Maçã, Pera, Pessego, Manga espada, Goiaba, Romã, Fruta do conde, Coco, Uvas, Acerola, Limão Taiti e galego, Jaboticaba, lichia, Amora, Manga bourbom, Toranja, Laranja lima, tangerina, Banana nanica e Mamão. Se café contar nesta lista são 23!!! No Chão nasceram melancia e melão, mudas que brotaram na composteira. Todas as árvores são podadas para ocupar no máximo 2m de copa.

- A horta vai bem, logo teremos uma colheita de rabanetes. Os Tomates cereja são uma praga bem vinda, suas ramas produzem ás pencas o ano todo, bem como as abóboras que também tem seu tamanho controlado por poda, é, eu aprendi a lição. Temos pepinos nas cercas e algumas pimentas. Acabei de adquirir material para uma horta suspensa, exclusiva para temperos : Salsa, cebolinha, sávia, oregano.
Não tive muito sucesso com feijão de vagem, por outro lado, o feijão mungo ( Mung bean) usado para germinação está carregado e creio colher mais de um kg de grãos daqui pouco tempo. Esta semana começo o plantio de tubérculos, cenouras, nabos e beterrabas! A ideia é fazer picles.

Agora vejamos, eu ainda nem preparei as estruturas para folhas, que terão de ser suspensas para que eu continue criando as galinhas livres no quintal, mas em poucos meses já começou a colheita de frutas, tomates e outros itens, isso no dia a dia gera uma economia respeitável, afinal sementes são baratas. Não é preciso um cenário extremo de sobrevivência para se extrair vantagens nesta prática, se uma crise vier, sua horta vai estar lá, senão, ela vai  ajudar no orçamento, isso sem contar que o ciclo de produção vai se ampliando. Galinhas fazem filhotes, árvores soltam folhas que viram adubo. A casa fica cercada por pássaros e tudo fica menos cinza e muito mais alegre, sem contar que você pode direcionar sua economia no mercado para ampliar sua estrutura, ou comprar aquele outro equipamento mais caro.

É isso aí gente, bora lapidar sua estrutura, é facil e extremamente compensador.

PS.: Embora eu more em uma cidade do interior, minha casa fica em uma área exclusivamente urbana.





Um comentário:

  1. Gostei desta abordagem...o trabalho na terra traz muitas alegrias...e a permacultura urbana é um item muito importante na sobrevivencia...

    ResponderExcluir

Translate