terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Inseticida caseiro.

A calda de fumo já e conhecida a muito tempo por quem planta maracujá, couve, folhas como almeirão e rúcula, vajens e até pepinos.
As borboletas adoram procriar nestas plantas.



Acontece cara, eu eu não fico lá ralando no sol pra dar de comer pra borboletinha, por isso, assim que detectadas eu trato de desalojar a cambada toda com FUMO!





Mal mandei o tema já vieram comentários, poxa batata, feito com alcool é mais rápido, mais eficaz etc. Ok amigos, em minha defesa eu digo, sou um sobrevivencialista e pensei pelo lado de poder criar o inseticida com os itens mais faceis possivel de se armazenar, afinal, sabão e fumo não tem prazo de validade e podem ser estocados.
 Vamos de cara com as varáveis da receita, note que todas devem ser dissolvidas em agua, uma parte pra cada 5 de agua, trocando em miúdos, vc coloca 100ml do composto em 500 ml de agua.:



 Com pimenta malagueta  - Bem mais agressiva aos insetos, também mais agressiva para os brotos e folhas que tomam sol.



Com alcool no lugar da agua - Chega, mata e evapora rápido, se usado no sol extremo pode causar um choque termico e interromper o desenvolvimento das plantas. ( pode ser usado sem mistura)

Com óleo comum - Aqui é o seguinte, use a calda o mais grossa possivel, misture oleo de cozinha e borrife no caso de infestação grave. Servem para cadelos que voltam pra casa apinhados de carrapatos, prenda o bicho e só solte guando o inseticida secar.

Com tomilho - Este tempeiro deixa a formula imbatível contra percevejos!!!! basta adicionar um pouco no preparo e deixar curar.



Com citronela a mistura se torna um pouco mais repelente de moscas e mosquitos!



Com alho mata formigas com mais facilidade.

O efeito venenoso é a nicotina e o alcatrão, estes elementos impedem que os ovos de muitos insetos alcancem maturidade, matando o embrião de lagarta, pulga e principalmente o carrapato, cujos ovos podem esperar anos para chocar.



A função do sabão é fazer com que a substancia grude e semantenha por mais tempo na planta, é uma boa idéia borrifar as folhas por baixo, assim vc consegue aderência por mais tempo, entre chuvas e regas da horta.



Uma garrafinha deste composto com dentes de alho e cravo da india pode blindar uma corda ou item do ataque das formigas cortadeiras, impedindo que sua rede seja comida durante a noite. Besunte antes e deixe secar.

Um pequeno "patuá" com fumo, cravo, manjerição e citronela, se levado nos bolsos das calças, impede a subida dos famijerados micuins que adoram morar nas virilhas dos mateiros.



Tá, um patuá, é uma almofadinha costurada em tecido fibroso que permite a passagem do cheiro, se tiver outro nome me corrijam!

Isso aí meus 9 leitores, espero que tenham gostado! Comentem!

14 comentários:

  1. Bom tópico, bem como todo o blog. Acompanho faz algum tempo.
    Que bom que voltou a postar.

    ResponderExcluir
  2. Baum d+++ sô!!!

    ResponderExcluir
  3. Conheci o blog a pouco tempo. Sempre tive curiosidade e vontade de conhecer tecnicas que me favorecessem em uma situação inusitada, perdido na mata.

    Lendo e vendo alguns do seus vídeos, estou criando gosto pela arquearia e desenvolver maneiras de sobreviver com o mínimo possível.

    Agradeço as postagens, estais fazendo um ótimo trabalho compartilhando seus conhecimentos.

    Muito obrigado.

    ResponderExcluir
  4. Legal demais. Valeu Batata!

    ResponderExcluir
  5. Batata, a pimenta ainda tem a capacidade de espantar formigas cortadeiras de sua plantação, basta passar uma pasta (estilo molho) de pimenta na base e amarrar um trapo ou embeber o referido trapo na pasta de pimenta para que o efeito dure mais.

    só não sei se funciona contra formigas mexicanas... ;-)

    abraço.

    ResponderExcluir
  6. Bom post Batata, de grande ajuda, fico feliz em ver seu empenho em aumentar a quantidade de postagem :D

    ResponderExcluir
  7. Foi muito bom esse post pois tirou muitas duvidas que eu tinha sobre o controle de pragas

    ResponderExcluir
  8. Show batata. Eu estou com problema com carrapatos no meu quintal.
    Meus cães não saem para a rua, mas devido aos vizinhos porcos os mesmos vem por cima do muro.
    Com Óleo de cozinha banhado no canino eu posso controlar mais isto?
    Eu estou usando um veneno especial para carrapatos mas não resolve 100%. o Triatox, o problema como sobrevivecialista, este tipo de veneno só existe enquanto existir sociedade, sem contar que acho que está fazendo mal para minhas abelhas.
    Com esta mistura de fumo acredita que conseguirei controlar melhor os carrapatos?

    ResponderExcluir
  9. Jackie Damack25/01/2013, 02:19

    Perfeito, vou fazer amanhã mesmo!!

    ResponderExcluir
  10. Boa matéria sobre um assunto pouco falado na web, vai ser útil a minha horta de pets e trekkings nas matas, parabéns Batata

    ResponderExcluir
  11. Cara, muito bom teu blog... você já pensou em editar um guia de bolso de sobrevivencialismo? Isso simplesmente NÃO EXISTE...

    ResponderExcluir
  12. GOstei bastante!

    ResponderExcluir

Translate