sábado, 22 de setembro de 2012

Preparados para o Fim - 1



PORRA! Que nome mais infame NatGeo!



A produção fala de diversos preparadores americanos onde cada sobrevivencialista mostra sua estratégia alpha, sem no entanto FRISAR DELIBERADAMENTE o fim do mundo. É o maldito conceito de perverter um titúlo para impressionar e chamar audiência.

A sigla  TEOTWAWKI, significa o fim do mundo como nós conhecemos, uma mudança drástica em nossa realidade ou rotina de vida, e não uma hecatombe global, embora de fato, para alguns este seja mesmo o fim. Já vi autores usando a sigla para mostrar como as preparações seriam úteis caso o provedor da familia venha a falecer, caso percam seus estáveis empregos, suas casas, filhos e até para acidentes e colapsos.

Mas não deixem que o titulo afete seu conteúdo ou julgamento, a série é muito boa, mostra sobrevivencialistas dos mais diversos e nos mais variados ambientes, indo do suburbano típico, passando pelas metrópoles e áreas rurais e ermas, trocando em miúdos, em algum momento você brasileiro irá enchergar alguma similaridade com nossa própria infra estrutura.



Talvez nós brazucas achemos algumas coisas engraçadas, ou no minimo estranhas, como ver o preparador guardando 1.500 litros de agua em casa, hahaha , lá o abastecimento é em sua maioria direto galera, sem as nossas caixas dágua, porisso a estranhesa, no brasil é muito comum se ter 2, 3 caixas em uma casa comum, no minimo uma caixa tem e são raras as casas que não a possui, sobre isso tem prós e contras, se por um lado cada casa tem um suprimento estacionário, o que é uma grande vantagem para o preparador, pois, para melhorar basta trocar só a caixa por uma maior ou instalar outra sem grandes gastos, por outro não monitorar o sistema pode ser uma grande irresponsabilidade do sobrevivencialista, pois a CIA de abastecimento, se fizer uma cagada qualquer pode contaminar TODO seu suprimento, basta em algum momento, o esgoto vazar e se infiltrar na terra, no lençol freático e comprometer o suprimento queé bombeado para as casas.

Eu sei, uma simples válvula ( que já existe) resolve tudo, DESDEQUE vc saiba a hora certa de fechá-la. Percebeu o quanto é importante conhecer as fontes de abastecimento de sua cidade, saber como funciona, de onde vem os recursos e pra onde vão os refugos?
 

É neste ponto que o sobrevivencialismo ultrapassa os muros e o seu bem montado FEUDO se dá conta que está em um meio social, cercado de pessoas que são verdadeiras ovelhas do sistema, que sem imaginar o risco que correm, colaboram muitas vezes para ferrar mais ainda o ambiente que vivem.








As enchentes são muitas vezes provocadas por lixo, não adianta nada canalizar córregos e fazer piscinões se as bocas de escoamento estiverem entupidas por uma verdadeira barragem de lixo. O patife joga a merda do lixo dele no ribeirãozinho e o riacho na chuva devolve tudo pra casa dele.

Mas enfim, meios sociais são tensos de se discutir e vamos voltar ao tema do programa...

A indústria da alimentação norte americana dispõe de centenas ou milhares de opções de alimentos de longa duração industrializados em quase todo lugar do país, isso explica aquele volume absurdo de comidas guardadas, infelizmente, aqui nossas opções são bem limitadas a uma meia dúzia de sabores enlatados e um pouco mais nas embalagens plásticas aluminizadas.



Mais uma curiosidade, AQUELAS pessoas representam grandes grupos com alguma similaridade, e são de alguma forma atuantes no meio, a NatGeo propositadamente selecionou alguns, com estratégias e metodos, ambientações e lugares diferentes justamente para aplicar o conceito de que não importa onde vc esteja, prepare-se.



Cody Lundin é um sobrevivencialista, minimalista e primitivista que mora num DESERTO, nesta linha está o Joe, que treina os filhos na floresta em tecnicas sustentáveis de sobrevivencia sacaram? Um outro exemplo é o SHTFSURVIVALIST, um mega preparador que tem um dos melhores canais do youtube, sua base é no centro de uma metrópole, como alguns que aparecem na série, o que também serve de parametro de exemplo somente. 



Se vou tirar meu filho da escola para treina-lo como um sobrevivente? Nem fudendo manolo! Ele aprende nas horas vagas, tem  limite pra tudo nesta vida, e na hora certa ele aprende, nem que seja na marra! 



Agora vamos nos preparando para o fim desta postagem, sem trocadilhos infames, deixando a pergunta:

E você, está preparado para o TEOTWAWKI?

16 comentários:

  1. Olá! Sou um dos novos seguidores e hoje tirei o dia pra ler todas as postagens do blog (os videos ficam pra outra hora)

    Só queria dar meus parabéns. Este blog é demais :D
    Já separei um caderno pra ir anotando tudo que for importante. Pretendo começar meus preparativos assim que receber meu primeiro salário (depender dos pais é tenso).

    Bem, é isso. fico na expectativa dos próximos posts e anciosa pra conhecer mais sobre o mundo dos sobrevivencialistas urbanos :DDD

    Abraços
    Anne

    ResponderExcluir
  2. Oriom Lisboa23/09/2012, 13:09

    Parabéns! Como a Anne, acabo de me increver no seu blog, que é muito bom. Admiro seu trabalho. A matéria de sobrevivencialismo é rara no Brasil, e os blogs em inglês tendem a atender a realidade americana. Isso é ridículo em duas frentes: o brasileiro, caipira/sertanejo/interiorano/pobre, já é, em certa medida um sobrevivencialista; Os textos americanos ignoram que nem todas as pessoas tem acesso a armas de fogo, ou podem comprar produtos baratos do walmart e home-depot. Os brasileiros precisam acordar e ter orgulho de certas tradições muito úteis. Já os americanos precisam tomar vergonha na cara e entender um pouco da realidade do mundo. Obrigado pelo blog, continue com o ótimo trabalho! =)

    ResponderExcluir
  3. VALEU BATATA ! ADOREI A MATERIA PREPARADOR PARA O FIM SOU ASSINANTE DA DISCOVERY E DO NATGEU E VEJO DIRETO TABEM, SOU COLEGA DO JULIO CHEDA E DE OUTROS SOBREVIVENCIALISTAS QUE AJUDEI A FORMAR AQUI NO RIO DE JANEIRO E NO ESPIRITO SANTO, SOU PROFESSOR DE TECNICAS DE SOBREVIVENCIA HUMANA EM UM COMANDO DE GUARADAS AMBIENTAIS AQUI NO RIO DE JANEIRO - RJ.

    ACHO ALGUMAS COISAS UM POUCO DE EXAGEIRO E SENSACIONALISMO AMERICANO PRA VENDER A IDEIA E OS PRODUTOS LIGADOS A ELA. COMO VC MESMO SABE ELES ANDAM MEIO FUDIDOS DAS PERNAS POR LÁ, E OS AMERICANOS SÃO TOTALMENTE CONSUMISTAS E PRECISAM VENDER COMIDA PARA SOBREVIVER NÉ ! TIRANDO ISSO A DLUMA OUTRAS COISNHAS MAS A SERIE É BOA E EU ME INDENTIFICO COM ALGUMAS COISA E JA APREDI OUTRAS ASSISTINDO.

    A SUA HISTORIA DE VIDA BATATA É UM POUCO PARECIDA COM AMINHA TAMBEM JA ME FUDI DUAS VEZES AQUI UMA EM BRASILIA E OUTRA AQUI NO RIO DE JANEIRO - POR ISSO VIVO DE MAIS DE UMA COISA, NAO DEIXO MEU DINHEIRO INFORNADO EM CONTAS CORRENTES E TENHO MEUS ESTOQUES ESTRAGEICOS EM CASA. NAO CONFIO NO SISTEMA NEM A PAU CARA TENHO TRES FILHAS PEQUENAS MEU !!!

    SE QUISER FAÇA UMA VISITA EM MEU BLOG. COLOQUEI UM VIDEOS SEU LA PARA MEUS AMIGOS E ASSOCIADO VEREM E ENTRAR NO SEU BLOG TAMBEM ACHEI MUITO FERA A PRODUÇÃO DELE E O DA APRESENTAÇÃO DO SOBREVIVENCIALISMO SHOW E DE ARREPIAR !!!

    UM ABRAÇÃO BATATA FAÇA CONTATO QUANDO VC QUISE OU PUDER MEU FACE EO
    CARLOSDEMETRIUS70@GMAIL.COM LA TEM FOTOS DE MEU TRABALHO COMO INSTRUTOR DE SOBV.

    UM ABRAÇO " SEMPRE ALERTA E PREPARADO !!! "

    ResponderExcluir
  4. Grande professor Batata!!
    Concordo com você: os caras abusaram do direito de exagerar, ao dar o nome para o programa.Certamente o mundo não vai acabar: o que "pode acontecer", é termos nossa vida modificada, ela pode se tornar totalmente diferente da forma como a conhecemos hoje.
    Fora isso, vamos babar nas preparaçõs dos gringos?? Você viu a qualidade da preparação daquela família que vive em conteiners?? Cara, eles são TOTALMENTE auto-suficientes!!!
    A menina dançarina ainda está meio perdida no tocante aos motivos de seus preparos e no seu destino, mas gostei do preparo físico dela. Só não gostei dela querer matar os gatos dela.
    Gosto muito de ver o quão avançados eles estão, em matéria de armazenamento de alimentos. Eles preparam as próprias conservas, eles usam fogão solar...eles têm acesso a tudo e possuem tecnologia e conhecimento. É fantástico!
    Você viu aquela mulher "gourmet", que tem em casa montes e montes de comida que passa léguas e léguas do nosso arroz e feijão nas garrafinhas pet?? Ela estoca até queijo!! E dá cursos para famílias. No final, ela ainda oferece um almoço, com a mida da preparação. Uauuuu!
    Perto deles, meus preparos são pífios...( a bem da verdade, meus preparos são pífios, comparado a qualquer um....rsssss)
    Mas é isso, cada um se vira como pode.
    No fundo, a gente espera que nunca se precise lançar mão dessas preparações e que a vida siga seu curso "normal".
    Abraços!!
    Lu Costa


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perto deles os meu preparos Também são mediocres kkkkkkkk A Natgeo escolhe a dedo osmai apelativos.

      Excluir
  5. Só uma dica, tem que dar uma revisada nos textos, tem muito erro de português aí. Dá uma impressão de que é um pré-adolescente escrevendo sobre algo que é muito mais sério do que parece.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, me desculpe, eu estava num teclado que não aceitava nem a pau acentuação correta e muita coisa passou batido, pode me apontar os erros por favor, corrijo de boa.
      Grato.

      Excluir
  6. Batata;
    Boa postagem, gostaria de acompanhar a série, mas não tenho televisão, vou ter que esperar pra assistir no you tube quando a conexão com a internet permitir.
    Aquela foto do tiozinho tratando das criações, meu quintal tá quase daquele jeito, só falta as cabras.
    E os garnisés como andam?
    Aproveitando perdi meu e-mail agora meu contato é:
    tiagoabreubiologo@gmail.com
    Abçs!


    ResponderExcluir
  7. Boas Batata,

    Eu acho instrutivo, de uma maneira geral, esse documentário sobre "preparadores". Todavia, eu acho um erro imenso - um preparador se identificar. Se rola um "pega pra capar" - adivinha onde todo mundo sabe que tem recursos? Acho legal eles se abrirem para mostrar como estão se preparando e tals pro mundo - mas, um erro estratégico para há localidade. Ademais, eu acho que o governo deve estar fazendo uma lista desses preparadores - li em algum lugar que quem tem estoque para mais de uma semana lá - entra para uma lista de suspeitos de terrorismo - se procede ou não, não sei. De toda forma, creio que qualquer pessoa deve se preparar, mas discretamente. Afinal, nem todos os seus vizinhos podem estar preparados. Ou ao menos que você seja um samaritano e tenha se preparado pra eles também. Pode rolar um atrito - no quesito "solidariedade". Geralmente, ás pessoas creem que você TEM que ser solidário. E, na frustração pode rolar alguns percalços. entende?

    abraços,

    Khaoz

    ResponderExcluir
  8. Acredito que venha a acontecer seja um conjunto de fatores, tipo crise econômica, fome e doenças. Neste caso imagine você vivendo em uma cidade violenta feito são paulo, se chamar atenção todos irão bater na sua porta, como todo bom mineiro devemos comer quieto e nos preparar e desapegar, muito franceses na segunda guerra não queriam deixar suas propriedades e sofreram nas mãos dos alemães, em muitos lugares onde hoje acontece guerra o mesmo se repete as pessoas não abandonam suas casas até que seja tarde demais.

    ResponderExcluir
  9. Pessoal, os americanos estão mesmo com essa paranóia toda, mas sabe que eu acho que eles até estão certos partindo do pressuposto que lá tem ocorrido muitas catástrofes climáticas e eles não tem recebido apoio do governo como foi no Katrina e Sandy esse ano então...acho que fazem bem rs

    ResponderExcluir
  10. Acho que o nome da série tem TUDO a ver, afinal, ela mostra pessoas que estão se preparando para o fim do mundo, cada um acredita que o mundo vai acabar de uma forma e se preparam para conseguir sobreviver. Se a série fosse falar exatamente sobre o fim do mundo, logicamente não se chamaria PREPARADOS PARA O FIM e sim, FIM DOS TEMPOS, talvez ;D

    ResponderExcluir
  11. Boas,sou um preparador,no inicio...Gostaria de adicionar no facebook,preparadores para obter ideias e informação.Sou do Porto(Portugal).Abraço e boas entradas em 2013.rui.buondi@hotmail.com

    ResponderExcluir
  12. O que um evento trágico tem a nos ensinar!
    Realmente é muito desagradável abordarmos eventos trágicos, referido tema se tratado com seriedade não é um assunto dos mais populares, no entanto nos dá a oportunidade de aprender muito.
    Por alguma razão as pessoas baseiam sua vida na crença de que nada de mal pode lhes acontecer, há uma espécie de senso comum que faz com que os indivíduos tenham praticamente a certeza de que têm o controle das situações quotidianas.
    Quando acontece algo ruim, principalmente envolvendo uma realidade que faz parte da maioria das pessoas, há uma sensação geral de medo e desconforto, afinal aquelas vítimas não estavam em um beco escuro na madrugada, mas em suas casas (Realengo), ou em seu trabalho (desabamento do prédio no RJ), ou se divertindo com seus amigos (Santa Maria).
    Por isso, com exceção da mídia sensacionalista em sua programação grotesca e inútil, a maioria das pessoas evita este assunto. São estes choques de realidade que nos fazem pensar que estar vivo é muito mais que ir ao shoping, estar vivo é sobreviver.
    Os meios de comunicação que vendem a tragédia como um produto, ridicularizam as pessoas que se preocupam em se preparar para agir, perguntas jocosas como: “você acredita que o mundo vai acabar?” são lugar comum nestes meios de comunicação. Acontece que, não importa o motivo: o mundo acaba para quem não sobreviver ao dia de hoje!
    Preparação e a sobrevivência não tem nada a ver com infames teorias de invasão alienígena ou de zumbis, ou calendários maias e seus assemelhados. Trata sim de uma série de cuidados prévios que tem como foco principal manter-se vivo!
    Esta consciência deve ser fomentada, pois incute no indivíduo uma série de hábitos de preservação inerentes aos que sabem que não são intocáveis, nem vivem em um mundo de fantasia.
    Faz parte da natureza do sobrevivencialista tomar (quase que instintivamente) uma série de cuidados que aumentarão suas chances de se manter vivo, e não estou falando do fim do mundo, mas de riscos reais e iminentes que a maioria das pessoas prefere ignorar.
    Portanto, se você é um preparador tenha em mentes estes eventos sempre que desdenharem do seus hábitos de não frequentar aglomerações, checar as saídas de emergência, ou estocar recursos.
    E caso você não esteja habituado a este tipo de pensamento, seria saudável parar de pensar nas românticas teorias da TV sobre o fim do mundo, e se dar conta que o mundo realmente acaba para quem não está preparado.
    Assim, quando encontrar alguém – por exemplo, que more no 7° andar e tomou o cuidado de treinar técnicas de rapel para uma eventual saída de emergência – não pergunte a ele se acha que o mundo vai acabar, mas aproveite para tentar entender quais os riscos dos lugares que você costuma frequentar, pois certamente este sujeito sabe os riscos dos lugares que ele frequenta.

    ResponderExcluir
  13. E em pleno 2020 o batata tava certo sobre a água e esgoto se misturando...

    8 anos depois ! Mas aconteceu, aqui no rio... É, este site é patrimônio nacional rsrsrs

    ResponderExcluir

Translate