sexta-feira, 11 de maio de 2012

Munição 22 Lr VS Gamo Pró Magnum!


Olha, não conheço a maioria do cêis, mas eu DUVIDO que um apaixonado por armas nunca tenha tido uma pontinha de curiosidade sobre a relação de estrago/potencia entre uma airgun e a  famigerada .22 de fogo !

Poderia escrever um livro sobre cada arma e tema, colocar aqui uma enxurrada de links, opiniões e discussões mas eu não vou fazer isso. Eu tenho experiência com ambas .22 fogo e ar.



Somente alguns prós e contras:



A Arma de pressão:

Dispara ! - Por mais cara e rebuscada até as mais simples e toscas esta arma atira até semente, pedra, prego, dardo - não to ligando se vai estragar o raiamento porque naquela hora de desespero vc vai estar pouco se lixando pra isso - por não usar pólvora a munição cabe no bolso e uma coronha - A minha do vídeo por ex. - comporta até 2000 pellets - pesa, desequilibra mas carrega e poupa espaço. Já escrevi todos os benefícios das carabina de pressão em outro post, mas a relação "versus" o 22 de fogo é novidade, e muitos se apoiam em questões legais como maior vantagem da airgun, concordo em parte.

A parte que eu concordo é a liberdade de se treinar em casa, sitio, chácara, quintal, apartamento sem estar cometendo um crime. Os desavisados ainda acreditam que a documentação para armas de fogo é o maior empecílio, é nada, uma vez feita a primeira... enfim, gastam horrores em carabinas de ar - 3000 - 4000 - sendo que com R$ 1200, 00 compram a 22 nacional. Certo que a relação de custo chumbo/munição de fogo também é díspar, mas as ARMAS são díspares em seu conceito primário.... mas não histórico. hahaha.

A .22 de fogo:


Não é unanimidade não, principalmente entre praticantes de caça esportiva que apoiam a vida nas espingardas, mas tem defensores ferrenhos (eu por ex.) que usam e abusam das qualidades do rifle, principalmente precisão. A bem da verdade é que a 22LR derruba tudo que há no território brasileiro em termos de fauna, desde que bem manejada e seguindo regras fundamentais, neste ponto até para defesa tem sua utilidade e derruba SIM um agressor, desde que, como na caça atinja os locais certos.

Atingir os locais certos é épico num tiroteio, mas numa situação onde o defensor está abrigado, tem uma fração de tempo maior para mirar a letalidade da arma é inquestionável.

Muitas pessoas ponderam a energia do disparo, ok, mas sequer fazem idéia  de quanta energia é necessária para um abate específico aqui no Brasil.br, vou dar alguns exemplos de dados, no futuro postarei uma tabela completa para vcs:



Pomba: 8.5 Joules- perfurante / 11 concussão para morrer. ( esta energia necessária para atingir órgãos vitais)



Ratazana: Daquelas grandes e gordas sabe? 10 Joules-perf / 12 joules-cocussão ( concussão é pancada)



Capivara até 40 kg: 28 joules- perfurante (cabeça), 35 joules na espátula - ou 40 joules na pancada (concussão)- mais? ok, ela morre com 30 ft/lbs de energia na flechada em qualquer lugar do corpo.



Coelhos...... hahaha, morrem de susto kkk com 13 joules perf vc derruba qualquer categoria deles.



Uma galinha morre com 12 joules perf, ou 18 de pancada.

São valores minimos para tiros/batidas perfeitamente colocados, se você dispor de mais potencia tem muito mais chances, obvio.
Onde consegui os numeros? Na maioria dos sites de assoc. de caça gringos vc acha todas as tabelas possiveis, no Brasil, IL, IL , IL os bunda mole fingem que armas de caça são feitas pra tiro ao alvo e sequer divulgam o porque certas armas foram criadas, como se isso fosse irrelevante.

Dada a taxa de energia necessária pro abate, não fica óbvio do porque as airguns entram de sola no mercado de small game?

O calibre 22 LR a 100m chega no alvo com 38Joules de força, algumas armas de Ar mais poderosas (pcp etc), chegam a 100m com 13Joules!!!! isso não é pouco não, mata um coelho, uma galinha, rato, pomba.

NADA é conclusivo, só é inédito e talvez gere mais confusão ainda, mas segue meu vídeo com o teste do sabão entre uma 22LR CBC e uma airgum Hatsan 125 SAS original de mola com chumbo Gamo PRÓ MAGNUM:


Abraços amigos!

17 comentários:

  1. Cara, foi bom vc falar no assunto. Eu sô totalmente leigo a respeito de armas, só entendo de pesca, mas a um tempo que estou querendo adquirir uma pra caça numa situação de sobrevivência e pra defesa do perímetro, algo dentro da minha condi$$$ão limitada, que seja robusto, quase sem manutenção e que não dependa exclusivamente de pólvora pra atirar, afinal uma hora a munição pode acabar. Ví diversos vídeos e fiquei mais em dúvida ainda. O que vc indicaria: uma arma de pressão ou uma besta ou arco?

    ResponderExcluir
  2. Olá Magnus,

    Indico que vc experimente todas e veja a que curte mais antes de investir na sua primeira! Já vi apaixonados por arqueria e quem odeia veemente as flechas, o mesmo com as outras modalidades, a besta é multifunção pois serve pra defesa, o arco tbm mas tem de treinar muito, as airguns são baita ferramentas. O que tenho fui comprando aos poucos e com parcelas a perder de vista.

    Acho que ler bastante e tentar experimentar as armas é o melhor caminho.

    VLW

    ResponderExcluir
  3. Olha sem ofender ninguém, Arco e flecha é coisa de índio..kkkkkk
    Na minha opinião, arco e fecha só ganha das espingardas de carregar pela boca, outra coisa como não sou treinado é capaz de eu me matar com essa coisa arco e besta.

    Mas voltando sobre assunto de tiro... parabéns pelo teste aposto que matou a curiosidade de muita gente inclusive a sua.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende kkkk

      Sem barulho, sem fumaça, altamente preciso e com um estrago absurdo. Peca em distancia (130m max.)mas é a opção internacional para abater com eficácia os BIG FIVE nas caçadas, as flechas fazem o trabalho de munições 700 nitro!!! Na situação certa supera as armas de fogo, principalmente as crossbow. São armas usadas onde o silencio é necessário, como nos alpes suíços e em unidades militares, o COE-SP usa, GCIGS, e muitos outros grupos de elite... abate sentinelas sem deixar rastro e não revela a posição... puta arma doc.

      Algumas ponteiras abrem 3 cortes de 9 cm + buraco, veja, são 19 cm de regaço no ponto de impacto com até 600 joules de força (as bestas comuns made in china chegam a 220 j) mesmo com uma dedada que te faça errar alguns centimetros o ponto de visada. Mais terrivel, somente coletes balisticos com proteção nivel 3 conseguem dete-las, sem as placas de ceramica o colete abre como manteiga, daí vc começa a traçar alguns usos estratégicos para a arma e entende porque a venda dela é mais controlada que a das armas em alguns estados do USA.

      Para crossbows vc é treinado sim, imagine uma 22 com recuo zero... é isso, o resto é igual lunetas, dots o que der na telha...

      Abraços.

      Excluir
    2. uma flexa com o impacto de um 357 sig ( 352 kg ) e meio estranho e uma 22 com 22 kg de impacto a 100 metros tambem.

      Excluir
  4. o video é privado, nao da pra assistir

    ResponderExcluir
  5. vai de rossi galery 22...

    ResponderExcluir
  6. Aonde posso ver o dito vídeo?

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde!

    Precisava de saber a sua opinião para a arma apresentada no link em baixo com o calibre 5.5mm para a caça de pequeno-médio porte.

    http://www.mundilar.net/carabinas-gamo-igt/164-gamo-whisper-igt.html

    e já agora com as munições descritas no link seguinte acha possível abater javali de cerca de 40 kgs+-? Possuo terrenos de montanha a norte de Portugal infestados de javalis. São tantos que já fizeram o lobo-ibérico quase desaparecer.

    http://www.mundilar.net/calibre-55mm-22/393-hn-baracuda-hunter-extreme-550mm-22-200pcs.html

    Desde já agradeço a sua resposta e parabéns pelo blog! Por favor não desista.

    Pode-me adicionar no facebook - sergio-face@hotmail.com

    cumprimentos,

    sérgio fonseca

    ResponderExcluir
  8. Gosto muito da 22 ainda mais pelos varios tipos de munição que dispomos atualmente que dão ao pequeno calibre um poder de parada
    bem interessante, balestra é fundamental pois temos :penetração, poder de parada, bom alcance efetivo e silencio bem manejada é uma arma excelente / arco e flecha tambem é muito bom mas já requer mais treino, creio que o ideal seria ter 1 de cada...
    abs

    ResponderExcluir
  9. Olá amigos...

    ResponderExcluir
  10. Tenho uma pcp Hatsan AT44-PA (a seis meses), e ela me impressiona cada vez mais...Moro no interior e do caminho de casa p/ trabalho (pego uma rodovia estadual)que dá uns 10 km, geralmente tem sempre cavalos, jegues, vacas, burros, etc, soltos e que, às vezes causam acidentes sérios e fatais...num final de semana, saí de casa cedinho para testar minha hatsan se achasse algum destes animais soltos na beira da pista. Após alguns km me deparo com uma vaca, pastando ao lado do asfalto, olhei para os dois lados da pista e não vinha ninguém nas duas mãos, parei a uns 20 metros de distância do animal, mirei na testa(no meio dos olhos), luneta 4x40, e atirei... para minha surpresa ela CAIU! foi ABATIDA! fiquei impressionado! após alguns segundos se debatendo no chão, levantou canbaleante, deu alguns passos e caiu de novo, desta vez, para morrer...se a vaca tinha dono? não sei. só sei que estava solta na beira da rodovia. Ah,dei apenas 01 tiro com chumbinho tecnogun Sonic 5,5mm. Até.

    ResponderExcluir
  11. Tinha um amigo que gostava de fazer isto tambem e fazia com os animais soltos nas estradas só que ele normalmente dava de 38 na barriga que era para o bicho ir morrer em casa, sei que não é uma coisa muito direita pelo sofrimento do animal mas se algum infeliz com um carro ou moto atropelar um bicho deste com certeza vai destruir uma familia....sendo assim creio ser valido abater animais soltos nas estradas antes que causem um acidente e que normalmente é fatal...

    ResponderExcluir
  12. boa tarde a todos.
    meus amigos, gosto bastante de carabinas de ar comprimido, tive quase todos os modelos de carabinas .22lr nacionais, mas graças a deus moro na fronteira, e consegui comprar um doçe de carabina que não troco por nada neste mundo,cz modelo 2e, isto é carabina de qualidade,nehuma nacional chega nem aos pés dela.e aqui na argentina ela custa us 1000. só para vçs terem uma ideia do que é os impostos de nosso querido brasil.olhem este site. www.fullaventura.com.ar

    ResponderExcluir
  13. Já matei uma javali de +- 100 Kg com um só tiro na cabeça na altura das orelhas com minha CBC f22 Stantard chumbinho 5.5mm "Paulista com Esfera!" Mais já ouve caso do javali ir embora com mais de 3 tiros na cabeça!!!
    Se for fazer o teste recomendo manter uma distância de no mínimo uns 10 metros pois esse ultimo foi bem agressivo!"Ele mesmo atirado atacou o cachorro e veio pra cima de mim e tive que subir em uma árvore!!!

    ResponderExcluir
  14. hmm será que a carabina de pressão é fraca assim , eu acho que a 22 e a 5,5 são quase a mesma coisa só que a 22 pega mais longe .

    ResponderExcluir

Translate