terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Preparação: Bug out- Mochila "de fuga" de 72 hs.



Será mesmo? 72 horas? Donde estes caras tiraram esta teoria?

Não vou contestar o fato de haver uma certa lógica nisso, até porque, o tamanho das catástrofes comuns tem uma resposta governamental bem rápida, e pessoas podem se manter até o socorro chegar.

Pesquisando você esbarra em termos estranhos, oriundos do jargão dos sobrevivencialistas gringos, deixo a cada um de vocês leitores uma questão, que seria irrelevante não fosse nossa necessidade de pesquisar o tema, devemos rebatizar, abrasileirar, aportuguesar os termos e jargões gringos, ou assumir que eles são os pais da criança e deram a ela um nome?



Porra, decidir isso é uma merda na hora de desenvolver o tema, a idéia é passar a informação para os brazucas, entretanto estamos em um mundo globalizado, onde o google e o you tube oferecem recursos de tradução e o escambau, Na contrapartida, nós aqui do sul talvez também tenhamos algo a mostrar a eles lá no norte, porisso prefiro manter o nome gringo e só explicar o que significa, deixo a quem quiser a missão de renomear/traduzir os jargões, seja John ou João o individuo em sí é o mesmo na minha opinião, e porisso vou chamar a tal mochila de emergencia de BUG OUT.



O cara que te der uma receita disso, como uma descrição sumária, estará te dando alguns peixes, enlatados e totalmente sem sal, e não te ensinando a pescar.



A mochila deve ser montada de acordo com seu planejamento, e é muito simples de se chegar a uma conclusão sobre os itens que a compõe.
Comece imaginando uma bolsa ou mochila que contenha o minimo necessário para que você e sua familia se mantenham por 3 dias fora de casa, depois vá eliminando confortos, comece imaginando que não haverá energia, nem agua, nem gás ou combustível, imagine que não haverá socorro fácil, nem bombeiros ou policia.
Agora imagine este cenário sob as mais diversas condições climáticas.

Para que o entendimento seja pleno, devo acrescentar que a tal mochila é o básico, do básico do primal da preparação e do sobrevivencialismo, este é o inicio.



Caras, este KIT é proposto até para quem tem que esperar socorro em casa, ou em algum local específico, pode estar em uma caixa, saco, pote, armário... desde que esteja RESERVADO para emergencias. Lógico que os caras meteram este kit numa mochila, até porque tem lógica, já que você pode necessitar abandonar o local por qualquer motivo.



Daí a mochila ser adotada por preparadores foi um pulo, porque o cara planejou todo num lugar isolado, distante de casa, suprido e seguro fora dos centros urbanos tumultuados, este kit acabou por virar uma mochila capaz de suprir a viajem do cara até a base.



Se ficássemos só nestes dois pontos, já haveria muita lenha para queimar, mas não, mais e mais upgrades surgiram ao kit, e MUITA gente entendeu parcialmente ou pela metade o conceito ou adulterou ao bel prazer.  Em um unico canal você vê o preparador gringo mostrar uma mega bolsa de fuga, um kit doméstico de 6 meses mesmo ele estando em uma casa autosuficiente, vários KITs EDC ( Every Day Carry)- Carrego todo dia? Isso mesmo, uma serie e apetrechos e armas coladas ao corpo que permitem ao preparador chegar em casa para reunir a turpe e pegar a tal mochila e chegar ao tal abrigo que também tem uma mochila e neste meio entra o cara que jura que esta mochila é pra viver como um nomade na mata usando tecnicas de bushcraft e sobrevivencia ou guerrilha paramilitar e vem outro e mostra sua mochila para... CARALHO! Mochilinha pra porra né não?



Eu, entendo perfeitamente que talvez o cara esteja mostrando seu planejamento e adaptando os equipamentos que dispõe dentro do SEU plano, só que  falta de entendimento disso, não acompanhar TODOS os pontos de vista do preprador, vai fazer nascer uma geração que só quer MOSTRAR, ter, e nem sabe porque tem.



Não vou muito longe, aqui mesmo no Brasil há uma onda de sobrevivencialistas que, vendo parcialmente o conceito dos americanos, mergulhou de cabeça na idéia que uma mochila é o que vc precisa para existir após catastrofes biblicas e apocalipticas, somando um pouco de "Rambo com A prova de tudo". Será que nunca ocorreu a estes seres, estudar o porque de certos conceitos existirem, suas histórias ou concepções?



Realmente, 72 hs é um bom numero no fritar dos ovos. é bem conclusivo e viável. Bem suficiente para sinistros onde não há imobilização governamental e o socorro virá.
Absolutamente, seria incrivel se cada casa tivesse este minimo,  alguma fonte de luz, agua e comida para 72 hs e combustível para prepará-la, o cidadão devia ter como proteger sua casa ou o translado de sua familia a um lugar seguro:

Abrigo,
Agua,
Fogo,
Alimento,
Proteção,
Mobilidade ou Resgate.

Em abrigo pense em agasalho, cobertores, sacos de dormir e capas de chuva, além da obvia segurança física passiva, tanto de agressões quanto aos fatores climáticos ambientais.

Agua é agua, conteiners, garrafas, captação e purificação- entenda que a agua mais fodida que existe é aquela da imundação e de rios poluidos quimicamente.



Fogo para aquecer, proteger, preparar alimentos, neste entram combustiveis sólidos e liquidos.



Comida para todos por 3 dias, neste ponto liofilizados são ótimos por volume e tempo de preparo, obvio, vc tem em sua casa talvez muitos recursos, de certo, mas imagine que este kit foi PENSADO PARA ISSO e pode te suprir em viajens.

Proteção - Ovelhas, cães pastores e lobos- As armas serão os dentes de sua escolha, ou você se torna um cão pastor ou se mantém uma ovelha aguardando o lobo.



Mobilidade e resgate- é saber como se fazer visto ou como chegar em algum lugar sem a tecnologia que sustenta o mundo hoje.



Insisto, planeje! aí sim vc vai direcionar seus recursos no local certo, de acordo com suas capacidades físicas e economicas, já notou que cada uma das coisas que mostro aqui são de uso comum no dia a dia? São preparações de base, mas iniciaram lá, com a sacolinha magica dos gringos felix!

Agora... quanto mais se estuda mais e mais irá tropeçar num item de sonho... Tenho uma inveja fodida dos americanos que podem comprar AR-15 no Wall mart ! PQP. Não é a toa a paixão deles pelo brinquedo!


3 comentários:

  1. Boa matéria Tenho visto muitos sobrevivencialistas que pensam que é só ir por mato com uma mochila preparado pra alguns dias e se precisar ficar mais tempo ele sobrevive de técnicas de bushcraft, tenho pena, a coisa não é tão simples assim Se houvesse uma catástrofe apocalíptica nem precisaria fugir por que não teria onde se esconder dos desastres maturais e sobreviver só seria possível por vontade de Deus
    Se fosse uma situação de crise, aí seria possivel sobreviver, mas só com uma mochila e alguns equipamentos e alimentos pra uns dias? Tem que ter tudo planejado, locais pra onde ir, mais de um local caso o que está se torne inseguro, tem que ter suprimentos; vai sobreviver de que por mais de 10 dias? Exemplo, o montanhista vai pro Himalaia ficar 15, 20, 30 dias pra escalar e precisa de vários carregadores pra levar tudo que ele precisa de alimentos! O equipamento dele ele leva mas não fica espaço na mochila e nem ele aguentaria o peso de alimentos pra mais de 7 dias numa mochila com os equipamentos! Vai sobreviver de coleta, caça e pesca depois que o alimento acabar? Ahn, tão vendo muito A Prova de Tudo e similares! Eu vivo no interior e na roça e sei que a coisa não é bem assim Tem gente colocando material de pesca no kit de sobrevivência sem nunca ter pescado na vida! Quanto a armas eu não entendo muito, só usei na prestação do serviço militar, não tenho condições $$$ de ter e nem de ter o porte então não me meto nisso Não basta só mochila com equipamentos como tão fazendo alguns, tem que ter suprimentos bem armazenados e escondidos nos locais de abrigo, esses locais tem que ser bem escolhidos, escondidos, com água potável e se possível possibilidade de pescar, tem que ter como fugir dele pra outro lugar por mais de um caminho, e vai fugir de que? A pé? Correndo de um monte de gente pelo mato? Se pensam assim tão vendo muito Lágrimas do Sol, Pelo menos tem que ter uma moto ou carro off road pra isso A coisa é mais complexa do que pensam Se pensam que é só ficar uns dias no mato até nosso governo tomar providências pra ajudar a população estão enganados, nosso governo é uma m... não poderíamos contar com ele nem numa situação de catástrofe e muito menos numa de crise onde ele iria querer e meter bala e prender todo mundo Planejamento, armazenagem de suprimentos nos locais de fuga, locais bem escolhidos, veículo pra se deslocar rapidamente, suprimentos pra começar uma agricultura de subsistência e algo mais que não lembro agora, é preciso muito mais que uma mochila com equipamentos pra sobreviver por dias e quem sabe semanas ou meses no mato, sem falar da preparação física, piscológica e treinamento de técnicas específicas que muitos só conhecem de Youtube mas nunca praticaram

    ResponderExcluir
  2. minha preocupação esta sendo os fatos que esta relacionado a 21/12/2012 pois ate a nasa esta de alguma forma tentando alertar realmente e preocupante pois engloba tudo as coisas ruins e algo mais se realmente houver, todos este conhecimentos passados serão de muita valia obrigado e que DEUS nos proteja.....

    ResponderExcluir
  3. O Magnus Cascelli tem toda razão. Se for alguma força da naturza pouca coisa podemos fazer, mas se for um colapso social ai sim técnicas de sobrevivencia e uma mochila bem preparada podem fazer a diferença. Claro que só a mmochila não basta, mas é o primeiro e importante passo. Depois da mochila ter um lugar seguro e um pouco preparado pode ser o bastante em um país onde ninguem está se preparando. Uma casa bem escondida(onde as pessoas da rua não vejam o que acontece dentro), com acesso a água e alguns mantimentos pode ser a diferença entre a vida e o caos. Alimentos como arroz, milho e feijão podem ser armazenados por mais de 10 anos em potes de vidro. Claro que temos que trocar informações e experiencias, mas o anonimato é fundamental. Afinal quem souber que você se prepara vai rir da sua cara, pois tem medo de encarar a realidade e assumir que é totalmente dependente do estado, além de se o pior acontecer todos os que riram serão os primeiros a pedirem ajuda e acabarem com o seu estoque. Como na história da formiga e da cigarra.

    ResponderExcluir

Translate