segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Armas : Airgun... ou chumbinho como preferirem!




Vou falar um pouco a vocês sobre a minha impressão sobre as famosas armas de chumbinho e o quanto eu julgo importante possuir estes itens nos kits sobrevivencialistas.

No Brasil o controle sobre armas também passa pelas carabinas limitando seu calibre a até 6 mm e exigindo maioridade para aquisição, o mercado oferece em larga escala o calibre 4,5 e 5,5, respectivamente  .177 e .22.



Por tabela uma outra proibição afeta diretamente as armas de pressão, o rigido controle á caça no páis obrigou os amantes das armas de pressão a assumir uma postura protecionista em relação á informação sobre o tema, graças a pseudos eco-defensores, que de seus apartamentos urbanos, "caçam" julgam e condenam qualquer menção ao abate de animais, fora a corrente de veganos, religiosos, modistas e desinformados, que em comunidades formam verdadeiros multirões para julgar e condenar quem trata do assunto caça, em qualquer espécie.

Com medo de novas investidas do governo, nas ondas de desarmamento e proibições, os airguners praticamente se escondem trás de latinhas e alvos de papel, chegando ao cúmulo de discutir ferrenhamente comparações descabidas entre armas projetadas para caça e armas feitas, estas sim, para alvos de papel.
No Brasil chega-se o cumulo de se fingir não ver sites oficiais de algumas carabinas, pois neste, visando um mercado civilizado, as armas trazem toda a especificação de seu uso e criação, com tabelas de velocidade e energia, inclusive com testes de munições, reviews, fatos e fotos de sua atividade fim.
O brasileiro faz de conta.
É muito melhor finjir que não houve o big bang do que questionar adão.
Pois, que vão á o inferno vocês todos, covardes airguners e pseudo-ambientalistas ecoretardados de apartamento.

GRANDES E PEQUENOS.

Deve haver 1.000.000 de pombas para cada avestruz no mundo, existe no Brasil 500.000 bichos abaixo de 30 kg para cada bicho acima deste peso, contando roedores diversos nos menores e até onças nos maiores.
Hoje em dia no Brasil são poucos os caçadores que fazem disso um meio de subsistencia, ou seja, são poucos os experientes.
Seja sincero e abuse de uma lógica crua, tanto numéricamente como praticamente você encontrará mais bichos menores numa situação de necessidade extrema do que grandes aves e mamíferos.
Ainda, esfomeado, aquela suculenta pomba no topo do telhado, você atira nela com a .380? Ou com a 12? Note que não estou falando para o experiente que desce o alagado e usa o braco pra levantar perdiz.
Quanto barulho a 12 ou a 20 faz? Quantos documentos você precisa ter para portá-la fora de casa? E a munição, qual o tamanho do seu estoque? Ao menos que seja clandestino e que vc não treine, acredite, ele basta penas pra defesa doméstica e olhe lá.
A regra da sobrevivencia é muito simples, você coletará muito mais facilmente o menor do que o maior, é muito mais fácil pegar os estúpidos lambarís do que os grandes pintados e dourados, você achará mais facilmente marrequinhas, roedores de pequeno porte como lebres, pacas, capivaras e ratos, aves como codornas, pombas, patos e galinhas em ambientes rurais, até  felinos pequenos, cobras, quero-queros e até urubus, gaviões e pardais.

Sobre este prisma, a espingarda de pressão é uma das melhores opções, embora não a única para sua prepração sobrevivencialista.



CAPACIDADES

Bom, uma boa carabina com gás ram ainda vai ser disparada pelo seu neto, a autonomia desta mola pneumática é absurda, salvo danos físicos á arma que a inutilize, não será  mola ou propulsão um problema.

A munição é barata, uma lata de chumbos de boa marca custa R$ 20 e proporciona 250 tiros em média, pesquisando você achará mais barato. O tamanho desta munição permite que, por exemplo você mantenha 500 chumbos alojados dentro de uma coronha oca.

500 companheiro, é chumbo pra caramba, talvez não para o cara que gasta um lata por dia "brincando", mas para o sobrevivencialista, errando 30% dos disparos, é uma ano de alimento na mesa, 350 mortes, estes 500 chumbos correspondem a 2 latas ou R$ 40. O espaço de armazenamento da munição em casa é irrizório, se você decidir encher uma caixa de sapatos de chumbo, com controle, terá anos de caça.

Obvio, você ainda pode improvisar, sementes, dardos de bambú, pregos, pequenos cartuchos de areia, vidro moido etc... Ferra com a arma, mas a fome também te ferra.

As carabinas hoje em dia estão habilitadas para comportar o que há de melhor em miras, seja red dots, lunetas, holográficos, digitais, algumas vem com trilhos em 11 mm e 20 mm, aceitam tripé ou bipé, lasers, lanternas táticas e todos os caprichos que você puder imginar.



Como sobrevivencialista recomendo 2 delas como essencial : Mira aberta, porque nem todas carabinas vem com este item e uma luneta que permita uma baixa ampliação mesmo que regulável.
Lunetas muito potentes não possibilitam o conforto necessário para tiros mais curtos, reduzindo o zoom você terá uma eficiencia maior a curtas distancias.
Cabe aqui que a famosa ou infame métrica de 30m em média para a maioria das caçadas se aplica também ás carabinas de ar.

FINLIZANDO.

Pesquise e treine.
Nada pode ser melhor que esta dica acima.
Eu optei por carabinas de mola com o sistema de gás ram, que por experiencia é o mais aplicável em situações de possiveis bugs, as PCPs embora famosas tem o problema da recarga, exigindo uma bomba manual, cilindros scubba estão fora de cogitação pra mim quando imagino uma crise de longa duração, embora, para necessidades a curto prazo seja uma ótima opção.


Leia os sites dos fabricantes e não só fóruns e debates nacionais e tendenciosos sobre as armas de presão
há, uma infinidade de armas nacionais e importadas e usos mirabolantes que você capta com facilidde na internet, no vídeo mostro a Hatsan 125 SAS, 5,5, nela fiz as customizações possiveis, mantendo as caracteristicas da arma o maximo possivel, ela continua uma verdadeira "striker" com energia  para compensr os quase 4 kilos de arma. No video ainda mostro uma crossbow, que eu estava devendo da matéria anterior sobre bestas.
Aos poucos e com tempo vou mostrando minhas opções de airgum e fazendo vídeos com as que tenho no "estoque"!

Boas galera, até mais!


3 comentários:

  1. Muito bom amigo, concordo 100%, eu mesmo custumo caçar pombas, lebres, ratos e pequenos animais como você mesmo citou.
    Também tenho uma Hatsan MOD. 125, a minha é 4.5 (.177), botei uma mola gás ram de 75KG, Pistão aliviado, Retentor de embolo duroprene, fico uma máquina de matar... Entam, ela pode não ter o impacto da 5.5 (.22), mas a velocidade muito maior que a 5.5 (.22)compensa muito na hora da caça, a final, potência é igual a massa x velociade², ainda mais usando chumbos de perfuração ou expansão como Gamo expander, Gamo Blue Flame, Gamo Red Fire, JSB Predator e outros chumbos de caça... ela mata bem qualquer animal e se pegar animais grande, se for com o Gamo Blue Flame e acertar no lugar certo, mata também...
    Abraço amigo!

    ResponderExcluir
  2. Grande Batatinha...

    concordo contigo em genero numero e grau.

    Eu por acaso tenho uma de cada calibre e um pequeno estoque de munição. A .177 é bem fraquinha, mas já deu pra abater uns pombos e outras praguinhas urbanas que TENTAM se alojar la em casa. É arma que mais uso para treinar, com chumbinho mixuruca barato mesmo.

    A minha .22 é mais bruta e quase não atiro com ela no quintal de casa, vou pra fora, pois o ricochete pode ate ser perigoso.

    Pro sobrevivencialista, não vejo melhor opção que a arma de mola. Além do mais, voce so precisa comprar uma bucha e um o-ring pra deixar nas suas coisas, que é basicamente, ao lado de lubrificação, a unica manutenção que elas exigem para funcionarem perfeitamente por decadas.

    abraço!

    ResponderExcluir
  3. após muitas compras e vendas adquirir uma cbc gII tunada em 4,5mm e uma norica gragon em 5,5mm tenho lunetas e red dots, e umas 30 caixas de chumbos entre nacionais e importadas, além de uma 22 remington, concordo plenamente com vc, sabia que pombos transmitem 9 doenças ao ser humano inlusive meningite? são uma praga, até suas fezes são um perigo, abraços a todos.

    ResponderExcluir

Translate